Descrição

A ABNT NBR 15749, denominada Medição de resistência de aterramento e de potenciais na superfície do solo em sistemas de aterramento, foi publicada em agosto de 2009 e, finalmente, estabelece os critérios e métodos de medição de resistência de sistemas de aterramento e de potenciais na superfície do solo, bem como define as características gerais dos equipamentos que podem ser utilizados nas medições.

Especificações

Portanto, a resistência do eletrodo de aterramento associada aos potenciais na superfície do solo de uma instalação elétrica são grandezas a serem medidas, visando a:

• verificar a eficiência do eletrodo em dispersar corrente elétrica no solo em que está inserido;
• detectar tensões superficiais que ofereçam risco aos seres vivos e equipamentos;
• determinar a elevação de potencial do sistema de aterramento em relação ao terra de referência.

É importante ressaltar que o valor da resistência ôhmica do eletrodo não determina a sua integridade física, uma vez que os resultados obtidos dependem, além do eletrodo, das condições do solo em que este foi inserido.

fonte: O setor eletrico - fasciculos/Ed65_fasc_aterramentos_cap6.pdf

Solicitar um orçamento

Imagens e fotos

Descrição

Como em qualquer instalação de engenharia, o processo de implantação do SPDA estrutural ou de aterramento deve ser iniciado com a contratação de um projeto específico junto a um profissional ou empresa registrada no CREA. Uma confecção de projeto mal elaborada ou amadora pode significar prejuízos grandiosos, além de uma execução baseada em um projeto falho, tornando sua execução por melhor realizada que seja, ainda assim falha.

Lei Federal 11.337 de 26 de julho de 2006
Determina a obrigatoriedade de as edificações possuírem sistema de aterramento e instalações elétricas compatíveis com a utilização de condutor-terra de proteção, bem como torna obrigatória a existência de condutor-terra de proteção nos aparelhos elétricos que especifica.

Especificações

O projeto deve ser criado e executado observando:

Norma NBR 5419
Proteção de estruturas contra descargas atmosféricas

NBR 5410
Esta Norma estabelece as condições a que devem satisfazer as instalações elétricas de baixa tensão, a fim de garantir a segurança de pessoas e animais, o funcionamento adequado da instalação e a conservação dos bens. Esta Norma aplica-se principalmente às instalações elétricas de edificações, qualquer que seja seu uso (residencial, comercial, público, industrial, de serviços, agropecuário, hortigranjeiro, etc.), incluindo as pré-fabricadas.

Imagens e fotos

Descrição

Neste procedimento, nosso trabalho consiste em promover desde a inspeção dos circuitos principais, divisionários e terminais, até a análise dos dados coletados durante a inspeção.
A Elaboração do Projeto de prevenção de incêndio é de responsabilidade dos projetistas e construtores dos edifícios, e também dos usuários, que devem seguir corretamente as recomendações, bem como a organização dos grupos de contra incêndio, com o intuito de conseguir o AVCB (auto de vistoria do Corpo de Bombeiros).

Especificações

Todo projeto de prevenção deverá conforme legislações regionais ser aprovado junto ao órgão competente.

O Projeto Técnico de Incêndio segue as diretrizes do Decreto Estadual

46.076/01
, embasado legalmente nas normas nacional e internacional, além disso, nossos engenheiros possuem certificados do CREA.

Imagens e fotos