Sistema de Proteção de Descargas Atmosférica e aterramento.
A NR10 (Norma regulamentadora do Ministério do Trabalho) exige que as empresas tenham disponíveis os projetos atualizados do SPDA e do sistema de aterramento.Órgãos certificadores em normas tais como O HSAS 18.001 e ISO 14.000 e empresas seguradoras, também tem estes projetos como item de verificação;
Um projeto, reduz significativamente os custos da implementação, pois, facilita a equalização técnica e comercial das propostas, minimiza a necessidade de retrabalho por erros na instalação e não exige uma empresa instaladora com grande expertise em SPDA.
Inspeção visual: Frequência : A cada 07 dias Recurso necessário: Pessoal treinado para aproximação de sistema elétrico energizado, escada, cinto de segurança, binóculo e máquina fotográfica. Condições: Dia de sol com poucas nuvens escuras para área externa. Inspecionar conservação de cabos, conexões captores, isoladores e para raios, observando: 1 Trinca em porcelana, fissura em corpo de silicone; 2 Mancha de tinta de qualquer espécie; 3 Mancha de vazamento elétrico de contaminação; 4 Oxidação das ferragens e conexões; 5 Componente mal instalado; 6 Componente quebrado; 7 Cabo partido; 8 Conexão frouxa; 9 Ausência de algum componente; 10 Desgastes.
O projeto de prevenção e combate a incêndio é um mapa que descreve um sistema de segurança contra incêndio, ou seja, os tipos de acessórios que existirão no local e suas localizações para o combate do incêndio.
A Elaboração do Projeto de prevenção de incêndio é de responsabilidade dos projetistas e construtores dos edifícios, e também dos usuários, que devem seguir corretamente as recomendações, bem como a organização dos grupos de contra incêndio, com o intuito de conseguir o AVCB (auto de vistoria do Corpo de Bombeiros).
Todo projeto de prevenção deverá conforme legislações regionais ser aprovado junto ao órgão competente.
O Projeto Técnico de Incêndio segue as diretrizes do Decreto Estadual
A elaboração do projeto elétrico de uma instalação INDUSTRIAL deve ser precedida do
conhecimento dos dados relativos às condições de suprimento e das características
funcionais da indústria em geral.
O conjunto de plantas da indústria deve conter, no mínimo:
a) Planta de situação – situa a obra no contexto urbano.
b) Planta baixa de arquitetura do prédio – indica detalhes dos ambientes
industriais.
c) Planta baixa – contém a projeção do posicionamento de todas as máquinas.
d) Plantas de detalhes – particularidades da arquitetura que possam contribuir na
definição do projeto elétrico.
Uma instalação elétrica é composta por centenas de componentes e produtos que devem ser escolhidos e instalados adequadamente, resultando em um funcionamento correto e seguro para os usuários.
Por isso é fundamental a realização de um projeto devidamente elaborado por profissionais capacitados, evitando que pessoas e patrimônios sejam colocados em perigo.
Projetar uma instalação elétrica de uma edificação consiste em:
· Quantificar e determinar os tipos e localizar os pontos de utilização de
energia elétrica;
· Dimensionar, definir o tipo e o caminhamento dos condutores e
condutos;
· Dimensionar, definir o tipo e a localização dos dispositivos de proteção,
de comando, de medição de energia elétrica e demais acessórios.