Curiosidades


Energia Nuclear - Brasil

A utilização de usinas, reatores nucleares cresceu bastante nos anos 70 e 80. A partir dos anos 90 ocorreu uma queda nessa utilização.
Um lixo nuclear leva de 50 a 100 anos para perder totalmente sua radiação.
O primeiro fenômeno nuclear ocorreu em 1896. Descoberto pelo pesquisador Henri Becquerel, na emissão de radioatividade pelo Urânio.


Fonte:

Blog geoatlantica

Os dez melhores paises em energia eólica

Os dez melhores países que utilizam energia eólica, de acordo com a capacidade instalada em 2009.


Entenda mais em:

sustentabilidade allianz

Energias renováveis empregavam, no mundo, 5 milhões de pessoas

Vocês sabiam que em 2011, a "indústria" de energias renováveis empregavam, no mundo, 5 milhões de pessoas. Este dado é três vezes maior do que em 2004. Aproximadamente, 1,5 milhões de empregos foram criados agora em 2012. Esta informação é do UNEP (2012).
E mais, a UNEP diz também que em 2011, dez vezes mais painéis solares fotovoltaicos foram instalados em comparação com dados de 2006. Na Alemanha, por exemplo, em 25/05/2012, a energia solar gerada era de 22 gigwatts por hora, suficiente para atender metade da demanda nacional de eletricidade.


Entenda mais em :

tribuna do ceara

Outras formas de energia!

Os músculos associados aos ossos transformam energia química em energia mecânica.Por exemplo quando corremos, o trabalho realizado pelos ossos transforma a energia mecânica potencial em energia cinética; portanto, a energia potencial diminui aumentando a energia cinética.
Quando observamos uma panela com água no fogo, percebemos que gradativamente a água começa a se movimentar, sua superfície parecendo tremer, isso deve-se ao aumento da agitação das moléculas, aumentando, assim, a energia térmica da água. Se tirarmos a panela com água do fogo e a deixarmos de lado, há uma diminuição da agitação das moléculas de água cessando o movimento, ou seja, sua energia térmica diminuiu.Podemos observar, ainda, que ocorre uma transferência de energia térmica do fogo para a água e da água para o ar, ou seja, passa de um corpo para outro, sendo denominada calor.
A transferência de energia de um corpo para outro pela emissão de ondas eletromagnéticas (luz) denomina-se irradiação. Denomina-se emissor o corpo que emite a energia e receptor aquele que recebe. Denomina-se energia radiante a propagada pelo espaço, do emissor para o receptor. Ao incidir sobre um corpo, a energia radiante distribui-se, sendo uma parte refletida, outra transmitida, e uma terceira absorvida, esta é a única transformada em calor.


Entenda mais em :

equipe estroncio